Sol, Praia, Piscina e Proteção

  • img_3706

Sol, Praia, Piscina e Proteção

Nessa época do ano todo mundo pega uma praia, uma piscina e acaba se expondo muito mais ao sol e nem sempre nos horários recomendados, mas nem por isso devemos abrir mão de todos os cuidados com a nossa pele, pelo contrário, devemos exagerar na proteção.

Existem três tipos de raios Ultravioleta que podem danificar a pele:

UVA: Os raios UVA penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento das células da epiderme.

UVB: Penetra superficialmente a pele e é a responsável pelas queimaduras provocadas pelo sol.

UVC: Essa radiação é altamente penetrante e danosa a saúde, e os seres humanos teriam sérios problemas se ela atingisse a superfície terrestre.

A necessidade da proteção solar, principalmente dos raios UVA e UVB cresce proporcionalmente à diminuição da camada de ozônio. Esses raios podem causar queimaduras, fotoalergia, fotoenvelhecimento e até câncer de pele.

Um filtro solar de amplo espectro deverá proteger a sua pele dos dois tipos de radiação e são a melhor opção na hora de escolher o seu protetor solar.

Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS (Fator de Proteção Solar), que pode variar de 2 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). Atualmente alguns filtros apresentam uma novidade o PPD que vem do inglês Persistent Pigment Darkening, que ao pé da letra pode ser traduzido como pigmentos persistentes de pigmentação, que é o fator de proteção contra os raios UVA (aqueles que causam o envelhecimento).

ppd1

O sol é um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, infelizmente não só o sol do verão passado, mas da vida inteira.

Na juventude a pele tem grande capacidade de regeneração e “conserta” os danos causados pelo sol mas com o passar dos anos a pele perde essa função e os sinais do fotoenvelhecimento começam aparecer, em forma de manchas, ressecamento, aspereza e perda da elasticidade. Para comprovar se exposição causa mesmo esse fotoenvelhecimento podemos comparar a pele do dorso da mão com a pele do abdômen de uma senhora com seus 60 anos e a diferença é gigante.

Quando falamos em proteção solar começamos pelos ombros, costas e face, pois são os que sofrem maior exposição solar. Algumas áreas acabam sendo esquecidas como a boca, orelha e cabelos. Podendo resultar em queimaduras incômodas. Então vamos dar atenção para essas áreas também e usar produtos específicos. No mercado encontramos filtros em bastão para proteger os lábios, cremes para os cabelos com FPS, além de acessórios como boné e chapéu.

Para o rosto existem inúmeras opções no mercado tanto para proteger como para hidratar e ou até mesmo recuperar a pele dos danos provocados pelo sol. São elaborados pensando em todas as idades e diversas situações. Estão em forma de spray, gel, creme, gel creme, sérum, dentre outros. NÃO HÁ DESCULPAS.

Basta um pouco de paciência e uma boa orientação para ver qual se adequa melhor a sua pele.

OBS: Consulte uma Esteticista

areadosolhos

 

 

Então vamos a 10 dicas para aproveitar bem o sol sem descuidar da proteção da sua pele:

1. Evite exposições prolongadas e repetidas ao sol. Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele.

2. Fuja da exposição ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.

3. O bronzeamento ocorre gradativamente, após os primeiros dias de exposição. A pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele.

4. Use sempre barracas de praia, bonés, viseiras ou chapéus. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas.

5. Aplique generosamente o filtro solar, 20 a 30 minutos antes de sair ao sol.  Lembre-se de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou após mergulhar.

6. Use filtro solar com FPS 30 ou acima. 

7. Peles claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propensas ao câncer da pele.  Não insista em querer se bronzear, você só vai se queimar e danificar sua pele.

8. Mormaço também queima. Não se engane. Mesmo nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar à Terra.

9. Filtro solar deve ser usado diariamente. Se você se expõe ao sol diariamente, mesmo que não seja na praia.

10.A proteção solar das crianças é responsabilidade dos pais! Proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem. Cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorre até os 20 anos de idade.

 

Alguns produtos que indicamos:

 

20-Protetor-Solar-Pele-Oleosa-01

 

 

No Comments

Post A Comment